Páginas

10/03/2024

ºPra pensar! º

 




"Tome cuidado com o vazio de uma vida ocupada demais". (Sócrates)


Dia desses reli a  frase acima e, dessa vez, parei para pensar.

Quantas vezes assumimos mil e uma coisas, tarefas, compromissos com A ou B, ajuda pra fulano, sicrana, entrega tarefa aprazada, enfim, vamos assumindo, assumindo e cadê o tempo para em nós pensar?

UFA!

E nem nos damos conta que estamos parecendo máquinas. Alimentamos nosso corpo com ocupações ,mas ele pode vazio de essência ficar!

Com a idade, pensávamos as coisas seriam mais tranquilas. Não tendo mais o trabalho, os filhos já adultos, maioria dos netos já trabalhando ou se encaminhando para tal... Mas, apesar disso , nos vemos envolvidos...

Cuidado, isso digo para mim também!

Precisamos nos  mexer, exercitar corpo e mente, mas não nos sobrecarregar...Precisamos pesar o que vale a pena ocupar nossos dias e, claro, nossos pensamentos. 

Vale a pena!

Tentemos!


beijos,chica

12 comentários:

  1. Boa noite de domingo, querida amiga Chica!
    Estou aprendendo cada dia mais que "devagar se vai ao longe".
    Passei ontem e hoje na minha confortável cadeira, lendo, escrevendo, vendo filmes...
    Só sei que, com calma, eu e todos podemos fazer muito e não nos cansarmos.
    Uma mensagem cheia de sabedoria que eu concordo plenamente.
    Tenha uma nova semana abençoada!
    Beijinhos com carinho fraterno

    ResponderExcluir
  2. Chica, estou sempre com essa famosa frase de Sócrates na mente, mas não consigo parar a não ser para esticar as minhas pernas para cima por causa das varizes e também com as dores na coluna. Minha mente vive ocupada com todo o serviço que tenho que fazer. Chatíssimo fazer e fazer todo santo dia. Às vezes, paro tudo e não quero fazer nadinha de nada e consigo. Eita vida! E somos duas, apenas na casa, Raïssa e eu, mas a danada da casa pede um batalhão! Ainda bem que me movimento bem. Um abração! Mais um texto lindo!

    ResponderExcluir
  3. Gostei do texto!
    Ocupo-me até dizer já chega, e tento afastar da minha mente a grande preocupação com a minha mãe o que é muito difícil. Telefono todos os dias para saber o seu estado mas não falo com ela porque já está totalmente demente. Espaçei mais as idas ao lar o que para ela já é indiferente.
    Beijos e um bom dia

    ResponderExcluir
  4. É verdade amiga chica. Quando ocupamos muito o físico, a mente se desvanece em vazios existenciais...
    Gostei bastante deste texto.
    Deixo os meus votos de uma ótima semana, com muita saúde e paz.
    Beijinhos!

    Mário Margaride

    http://poesiaaquiesta.blogspot.com
    https://soltaastuaspalavras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Eu também paro quando Sócrates passa. É um cara que acredita ou acreditava que o jeito mais prático de transmitir conhecimento é conversando, trocando ideia. Tipo pergunta e resposta, num bate pato casual entre as partes. Não sei nada de coisa nenhuma, mas leio bastante e, não à toa, Erasmo de Roterdão, ou seria Roterdã?, um dos mais importantes escritores do humanismo renascentista, teria escrito: ""Sancte Socrates, ora pro nobis!" (meu latim é nojento) ahahahaha.
    Bju!!!!!

    ResponderExcluir
  6. Excelente reflexão. Há que tentar manter equilíbrio entre as ocupações diárias e um pouco de tempo para nós próprios.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  7. Querida Chica, você é uma mulher sábia!
    Estou a aprender, estes últimos meses, a deixar de ser a mulher do primeiro grafismo. Sinto-me bem melhor.
    Beijinho

    ResponderExcluir
  8. Bom dia Chica
    Excelente a sua reflexão!
    É benéfico exercitar corpo e mente, mas deixar um tempo para nos mimarmos.
    Beijinhos e um magnífico dia.
    Emília

    ResponderExcluir
  9. É isso, Chica. Sobrecarregar-nos de tudo e mais alguma coisa leva-nos a não ter tempo para nada. Acabamos por não apreciar os pequenos prazeres da vida.
    Bom fim de semana.
    Beijinhos
    Olinda

    ResponderExcluir
  10. Chica che vita sarebbe senza dare una mano ma anche un solo pensiero di pietà?
    Bello renderci partecipi e aiutare il prossimo, sono gioie nascoste ma che arricchiscono

    ResponderExcluir
  11. Olá, Chica
    Certas e sábias as suas palavras, assim como as de Sócrates,
    Cada vez temos menos tempo para estarmos com nós próprios, para respirar e olhar á nossa volta, preocupados em enchermo-nos de coisas que nos acabam por deixar mais vazios,
    Gostei muito desta publicação.
    Abraço e brisas doces **

    ResponderExcluir
  12. Boa noite, Chica.
    Concordo plenamente com você e confesso que logo que aposentei, tive dificuldade de desacelerar rsrs
    Hoje estou mais zen, curtindo meu netinho com muito amor e carinho 🙌
    Feliz Páscoa e um abraço fraterno.

    ResponderExcluir