Analfabetismo ideológico é um conceito que designa a característica de inúmeros eleitores no Brasil e ao redor do globo.
A política sempre despertou interesse de muitas pessoas, juntamente com ideologias que a envolvem. Com o aumento do número de eleições polêmicas, a polarização política também ganhou força, com cada vez mais fanáticos de cada lado.
Os indivíduos, muitas vezes, escolhem um líder para louvar, atacando qualquer um que se oponha às suas ideias.
É evidente que isso cria um ambiente no qual o debate e a troca de ideias estão totalmente desvalorizados.
A discussão legítima, com o intuito de convencer o outro, perde espaço para uma série de ataques, os quais muitas vezes os agressores sequer sabem o que significam.
Não interessa mais a compreensão de outros pensamentos, mas somente aquilo que espelha as convicções da pessoa. Assim, um analfabeto ideológico é o indivíduo cego pela própria ideologia e que, convicto de suas ideias, ataca tanto os agressores do outro lado quanto aqueles que realmente querem conversar.
E isso, obviamente, é um atentado ao debate e à pluralidade ideológica que sempre leva ao progresso.
NENO
A iliteracia política é o grande salto para o poder dos predadores da sociedade.
ResponderExcluirUm pouco por todos o mundo existe esse perigo.
Beijinhos,
mz
Bom dia de paz, queridos Neno e Chica!
ResponderExcluirUma beleza de texto esclarecedor onde o escritor se mostra um pensador sereno sem ânimo acirrado, consciente sem querer impor, o que, aliás, é o justo.
Gostei muito de ler aqui, me consicientizar ainda mais e que vale a pena o debate amoroso e a relação dialogal em qualquer âmbito da sociedade.
A imposição nunca levará ao bom caminho.
Tenham dias felizes!
Bjm carinhoso, fraterno e pascal
Uma excelente e esclarecida visão do que se passa atualmente com os debates políticos na imprensa. Na maior parte das vezes servem apenas para um lavar de roupa suja dos candidatos sem nada esclarecerem os eleitores.
ResponderExcluirAbraço
E a ideologia política não é a mesma coisa que futebol...
ResponderExcluirMagnífico texto, gostei muito.
Um beijo, amiga Chica.
O debate tem perdido lugar... porque cada vez mais até os assuntos mais importantes, são analisados superficialmente... e assim... na falta de profundidade de ideias e argumentos... apostam-se em slogans... que facilmente... são absorvidos e interiorizados por quem os ouve... e a superficialidade... funciona para o bem... e para o mal... uma má ideia... se for bem divulgada... chega longe... infelizmente... servindo mais, os que gostam de... dividir para reinar... e por isso... temos o radicalismo, despontando um pouco por todo o lado... e elegendo-se até... humoristas sem experiência política... como foi o caso da Ucrânia, por estes dias... quando as pessoas, já estão saturadas dos políticos...
ResponderExcluirUm belíssimo texto! O analfabetismo... não deixa as pessoas, questionarem-se... e serem capazes de pensar em alternativas! E de uma certa forma... serve os que têm ânsia pelo poder... e por "desligar" a democracia... para o conseguir... manipulando o povo... pelos meios, que podem...
Beijinhos para ambos! Votos de continuação de uma boa semana, para vocês!
Ana
Concordo com as palavras da Ana :))~
ResponderExcluirHOJE, DO NOSSO GIL ANTÓNIO :-Meu amor: Eu estou aqui.
Bjos
Votos de uma óptima noite
Ótimo texto.
ResponderExcluirBom final de semana.
Ótimo texto, Neno!
ResponderExcluirFalta argumentos e companhamento dos bastidores diários da política/políticos para uma melhor compreensão.
Assim todos querem opinar da superficialidade que "sabem" e ao serem confrontados o que resta são ofensas, adjetivação e frases prontas feitas pelo lado supostamente ideológico escolhido.
Precisamos questionar mais, não só os políticos, mas a nós mesmos. Abraço!
Har du tagit bort översättningsknappen!? Jag försgtår inte längre någonting.....
ResponderExcluirKRAM/Susie
Neno está de parabéns. Bem informado e sabe muito bem se expressar. Puxou a vó. Parabéns Chica pelo neto. Lindo e inteligente. Bjs querida
ResponderExcluirFalou e disse Neno!
ResponderExcluirO analfabetismo ideológico é mais crescente do que se pensa , pois esses debates são realmente um " porre " para se tolerar .
Que texto profundo e bem elaborado !bjs
Blog novo,amiga Chica? Como consegue administrar tantos/ já a sigo,claro,como em todos os outros.
ResponderExcluirFalar de política é difícil,mas o texto está excelente e explicadinho.
Vou salvar o link aqui.
Tem post novo hoje,dia 2 de maio.
Obrigada pela visita e volte sempre!
Beijos sabor carinho e uma quinta_feira de Paz!
Donetzka
Blog Magia de Donetzka
Um debate sem qualidade não interessa !!!
ResponderExcluirBj
Amiga Chica, as estratégias de poder apresentam-se, invariavelmente, idênticas, seja onde for, seguindo, contudo, orientações maquiavélicas.
ResponderExcluirAo invés de se formar e informar o povo, de acordo com aquilo que deveriam ser as campanhas eleitorais, apresenta-se-lhe um mal urdido conjunto de cortejos delirantes, incompreensivelmente ofensivos, onde perpassam as mais ridículas baboseiras, que as televisões cobrem exaustivamente, numa clara opção pelo interessante, em detrimento do importante, facultanto às audiências o que elas querem ver, e não o que deve ser visto. Por isso é que os conteúdos televisivos e o marketing seguem impantes, construindo, milimetricamente a alienação social.
Um abraço, Chica, e um óptimo fim-de-semana.
TACK för din trevliga kommentar på min blogg!
ResponderExcluirKRAM/Susie
Eu não tenho ideologia.
ResponderExcluirQuero o que é bom pro povo.
Mas infelizmente muitos "deles" mentem e muito.
"O importante é nunca deixar que até os vazios fiquem ocos ou desabitados..."
ResponderExcluirQue lindo!!! Obrigada por compartilhar.
Tenha dias abençoados!!Bjs