Páginas

25/04/2020

º O que é viver bem? º


Vivemos em um mundo tão dinâmico que deixamos de fazer algumas reflexões importantes, ora por falta de tempo, ora pela exaustão que a rotina nos proporciona. Uma dessas reflexões se refere à felicidade, talvez a sensação mais almejada pelos homens. Um sentimento relacionado intimamente ao ato de viver bem. “O que nos traz felicidade?” e “Como podemos viver bem?” são perguntas interessantes. E, afinal, o que é, de fato, viver bem?

 Antes de responder a estes questionamentos, é essencial observar as singularidades da espécie humana. Cada indivíduo tem os seus próprios comportamentos, anseios, medos, preocupações e ambições - particularidades, estas, que fazem de cada pessoa um ser único. Sendo assim, a pergunta “o que é viver bem?” tem infinitas respostas. Deixando a hipérbole de lado, é possível dizer que cada ser humano terá uma resposta diferente para a questão.

Alguns, por exemplo, diriam que uma vida boa é repleta de luxo, riquezas e superficialidades: “uma vida digna de um imperador”, explicariam. Outros preferem seguir o estoicismo, corrente filosófica da Grécia Antiga que preza por não depender dos bens materiais. Há ainda os que buscam o contato com a natureza, com o intuito de fugir daquilo artificialmente inserido pelo homem. Enfim, é impossível generalizar uma reflexão tão profunda. É preciso analisar cada indivíduo separadamente, com suas aspirações naturais e universais, para obter algum resultado.

Assim, uma pergunta mais adequada seria “O que é viver bem para mim?”, como uma auto reflexão; ou “O que é viver bem na tua opinião?”, respeitando as particularidades de cada pessoa. Dentre as várias opções de resposta, prefiro dizer que viver bem é buscar aquilo que traz felicidade, evidenciando a relação entre ambos os termos. Buscar o ponto positivo nas mais variadas situações é uma estratégia recomendada, inclusive, por profissionais da saúde mental. Outra opção é observar e perceber as coisas que estão ao nosso redor e que diversas vezes passam despercebidas, sabendo apreciar a beleza na simplicidade.

Portanto, embora seja uma pauta extremamente relativa e profunda, é importante fazer esse tipo de reflexão sobre aquilo que nos faz bem. É uma oportunidade de descobrir mais sobre nós mesmos, assim como realizar um momento de introspecção que pode fornecer uma fuga do dinamismo do cotidiano. E o fato de não haver uma resposta única torna tudo muito mais interessante - e humano.

abraços, Neno

42 comentários:

  1. Excelente esta reflexão. Viver bem para mim, é ter saúde ter por companhia o amor da minha vida, e não ter fome. A fome que infelizmente grassa em grande parte do planeta é das coisas mais atrozes. Ela destrói o corpo e a capacidade de discernimento. Ela mata mais que a pior das pestes.
    Abraço e bom fim de semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse texto do Neno para a escola fala muito bem! Também adorei! bjs, obrigadão!Chica

      Excluir
  2. Gostei muito dessa reflexão! Resultou em um texto lindo e muito sensato.
    Eu creio que viver bem é olhar para o agora e estar presente nele.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde:- Em 1000 pessoas, mil respostas diferentes. Cada uma com a sua, certa razão.
    .
    Feliz fim de semana
    Viva a liberdade de um Povo

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde Chica,
    Que texto fabuloso de Neno!
    O meus aplausos e Parabéns para ele.
    Gostei imenso da sua dissertação e como ele tem razão.
    Para mim felicidade é estar em paz, saber que minha família está bem, usufruir de momentos de silêncio e sempre que posso desfrutar da natureza.
    Um grande abraço para o Neno e beijinhos para Vovó.
    Ailime

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigadão,Ailime! Neno realmente é assim, pensa assim...Gosto de ver! bjs

      Excluir
  5. Boa tarde de sabado, querida amiga Chica e Neno!
    Tudo muito bem formulado, é muito particular a questão do viver bem, mas creio piamente que se aproxima da simplicidade.
    Parabéns ao Neno!
    Tenham ambos um Domingo abençoado juntos, em casa!
    Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, é bem particular,mas o meu passa por isso que Neno traz! Obrigadão e seguimos em casa! chica

      Excluir
  6. Excelente texto, Neno, parabéns!!
    Se a felicidade passa por comparação, já não é felicidade pessoal, ela está dentro de cada um de nós e não fora.

    ResponderExcluir
  7. Parabéns, Neno! Por nos brindar com um texto tão belo e profundo.

    ResponderExcluir
  8. Querida Chica, viver bem para mim é estar em paz com a minha consciência. E, estar em paz com a minha consciência é fazer aos outros aquilo que gostaria que fizessem a mim. Sempre digo que dos dez mandamentos, eu só sigo apenas um: que é fazer aos outros... Levo isso ao pé da letra. Por isso, vivo bem e a felicidade me reconhece. No mundo material já provei dos dois lados:abundância e escassez. No mundo das vaidades já fui esquecida, ignorada e, depois incensada.No fim o que restou foi a constatação de que tudo passa e, a única que permanece é o amor, a compaixão... a empatia! Esse é o verdadeiro sentido de estarmos vivos e de vivermos bem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lindo o como explicas o jeito de viver feliz...Adorei! bjs

      Excluir
  9. Att vara LYCKLIG är nåt man bara upplever i mycket små doser! Jag tror att det är det där med att känna sig nöjd och tillfreds med livet som många gånger förväxlas med LYCKA! Vilket är helt OK.....
    KRAM/Susie

    ResponderExcluir
  10. Viver bem para nós é ter felicidade sempre a mesa
    Um grande beijinho, seguimos o blog
    Damsel.me-Clique Aqui

    ResponderExcluir
  11. Parabéns para o Neno, perfeito, profundo e cheio de sabedoria o texto que ele fez. Uma cabeça reflexiva que todo jovem deveria ter e um grau de maturidade diante da vida, o qual nem todos adultos tem. Encantada! E como ele bem cita, a felicidade vai da particularidade de cada pessoa. Para mim felicidade é a vida que eu levo com minha família, meu trabalho que me realiza, a poesia forte em minha vida e a certeza que Deus está sempre no comando da minha existência. Sou uma seridoense simples e que valoriza os valores repassados por meus saudosos pais. Minha ambição é viver cada dia, tendo o suficiente para sobreviver com dignidade.
    Beijos fraternos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Beleza de comentário,abrindo o coração! Valeu,obrigadão! bjs

      Excluir
  12. No valoramos la libertad y la vida hasta que vemos que todo pende de un hilo, así ahora toca cuidarnos y mucho.

    Salud.

    Besines utópicos.-

    ResponderExcluir
  13. Bom dia de Paz minha amiga Chica!
    Te desejo toda felicidade e as bênçãos de Deus na sua vida.
    Viver bem é ter o coração e a alma sempre grata a Deus por tudo que temos e somos.

    Um grande abraço de Luz!

    ResponderExcluir
  14. Hola chica. Hermoso y reflexivo post. "Si no viviéramos tan ocupados en nuestras cosas, veríamos todo lo hermoso que gira a nuestro alrededor. Pienso que todo lo que le pasa a nuestro planeta, es por algo. Quizá, para comprender lo importante de cuidar de nuestra naturaleza y también de nuestras vidas.
    Un abrazo.🌷

    ResponderExcluir
  15. Bom dia Chica.
    Excelente reflexão, e eu resumidamente diria que se a gente colocasse Deus em tudo, talvez nunca agiríamos com egoísmo, e sim com empatia, amor, acolhimento, verdade, ética.
    Bom dia com muita alegria...
    Beijos no coração.
    Ju

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bom seria se todos assim pensassem! Lindo! bjs

      Excluir
  16. Gostei e concordo, mas gostei mais da fotografia. Estou em quarentena a l00%, foi bom ver uma imagem do exterior, que saudades

    ResponderExcluir
  17. Bom dia, Chica

    Eis um texto belo e reflexivo. Sim, o que é viver bem? Somos todos tão diferentes que cada um terá a sua visão da vida e de como ela deve ser vivida.

    Isso vai depender dos nossos interesses, das experiências vividas desde a infância. Penso que é nessa fase que tudo começa a delinear-se.

    Parabéns ao autor e a si,minha amiga, por no-lo ter trazido.

    Beijos
    Olinda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É mesmo muito pessoal essa definição! Obrigadão! Tudo de bom,bjs

      Excluir
  18. Boa noite, querida Chica,
    um texto que nos leva à reflexão e nos mostra como somos diferentes, pois em cada resposta o registro é sincero.
    Eu já passei por diferentes épocas e com necessidades diferentes, hoje percebo que nem eram necessidades, mas sim algo que eu achava que fosse importante. Hoje para viver bem, preciso ter paz. Isso me deixa muito bem.Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossas necessidades vão amadurecendo como nós...Obrigadão! bjs, chica

      Excluir
  19. Excelente reflexão!
    O ser humano é demasiado complexo e o que a uns faz feliz a outras deixa indiferente...
    A felicidade muitas vezes está onde menos se procura...

    Bom Fim-de-semana
    Beijinhos
    MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa complexidade existe e é grande mesmo! bjs e obrigadão! chica

      Excluir
  20. Para uns, viver bem... sempre estará ligado a bens materiais... conquistas profissionais... objectivos cumpridos...
    Para mim... viver bem... sempre estará associado a paz de espírito... ou a ter saúde!...
    Veja-se o momento presente... em que a materialidade dos nossos desejos habituais, não nos serve para nada... se não tivermos saúde... se não estivermos em paz... e se não soubermos que os que nos são importantes, e nos dão paz, se encontram bem... sem isso... nada tem sentido...
    Só em situações estranhas e limite, como a que estamos vivendo... conseguimos chegar ao que é mais fundamental e importante nas nossas vidas...
    A nossa "normalidade" proporciona-nos muitas distracções, e competições, e correrias, que tantas vezes nos afastam do que é mesmo essencial e importante para nós... carros de cilindrada... relógios de luxo... roupas de marca... gadgets de último modelo... grandes apartamentos, lindos e vazios tantas vezes... para que servem... se não estivermos bem, em paz connosco e com o mundo... e se os que nos são importantes, não estiverem por perto, partilhando nossas emoções e alegrias?...
    Belíssimo texto, Neno! Com uma bela abordagem e muito bem construído, com uma clara exposição das suas ideias!
    Beijinhos para ambos! E cuidem-se bem, nesta fase meio estranha, que todos estamos atravessando... mas que há-de passar!... Entretanto... aproveitemo-la, com proveito... para pensar com calma em muita coisa que nos passa ao lado, na correria de todos os dias... e arrumarmo-nos a nós e às nossas ideias, interiormente... e já agora... porque não também, alguns armários, estantes e gavetas... que vão sempre ficando... para depois?... :-D Estou fazendo isso, no momento!...
    Beijinhos, para vocês! Tudo de bom!
    Ana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que lindo!Paz de espírito e saúde, realmente precisamos e SEMPRE! Obrigadão! Adorei! bjs, chica

      Excluir