Páginas

10/06/2019

º A origem das superbactérias º




Nas últimas décadas, se observou o surgimento de novas bactérias com resistência deveras maior que as habituais aos medicamentos que utilizamos para tratar doenças que envolvem tais organismos.

Há também uma maior demora na criação de novos antibióticos: nos últimos trinta anos, por exemplo, não houve progresso significativo no desenvolvimento desses remédios, devido justamente às grandes dificuldades em contar os novos resistentes micróbios.

E isso ocorre graças à automedicação.  O tratamento de u8ma doença, quando não acompanhado d um profissional de saúde adequado, pode falhar em eliminar todos os micro-organismos invasores, filtrando, assim, aqueles que oferecem maior resistência ao remédio.

Posteriormente, os sobreviventes haverão de se reproduzir, gerando novas gerações e bactérias resistentes, as quais no futuro poderão representar grandes problemas.

Uma estimativa da Review on Antimicrobial Resistance mostra que em 20150, haverá  10 milhões de mortes anuais ao redor do globo, atribuídas à perda de efetividade por parte dos antibióticos.
O dado revela os danos que as superbactérias podem ocasionar, assim como o quão importante é tomar atitudes para reverter esse quadro..

Diante disso, é evidente que a automedicação representa um grande problema de saúde pública responsável pela criação de micróbios extremamente resistentes que poderão nos atormentar nas próximas décadas.

É dever moral de cada indivíduo evitar tais práticas de se medicar sem acompanhamento, pois isso gera conflitos que abrangem a todos.  E é dever do Estado exigir, através de projetos de lei do Poder Legislativo, a receita médica para a compra de  antibióticos, com o intuito de retardar a criação de bactérias ainda mais poderosas.


NENO

13 comentários:

  1. Há dias a SIC deu uma grande reportagem sobre esse assunto
    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Boa noite!
    Hoje foram muitas emoções! Graças a Deus meu dia foi bastante feliz, peço a Deus que continue se estendendo nessa noite e durante toda minha vida.
    Com certeza o motivo da minha felicidade, também foi você que dedicou um tempo a mim, me parabenizando com mensagem maravilhosa, indo a minha festinha virtual, que do fundo do coração, gostaria que fosse real.
    Obrigada por ser esse presente em minha vida. Meus dias tem sido mais ameno, pois sei que além dos amigos reais, tenho os virtuais, tão importantes quanto os demais.
    Obrigada! Que Deus continue nos abençoando e nos guiando em nossa vida.
    Desculpe vir agradecer com uma mensagem colada, são muitos agradecimentos em todas as redes sociais que participo e meu coração me pede para agradecer um a um.
    Receba o meu abraço e a minha eterna gratidão. Beijo no coração.

    ResponderExcluir
  3. Um assunto deveras complexo. Em tempos se usou medicar com antibióticos para tudo e mais alguma coisa sem manifesta necessidade; mais tarde é que se vêem os erros e se sofrem as consequências.

    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  4. Um tema super interessante... e de alguma forma relacionado com bactérias hospitalares... que estão também a fazer largas vitimas, pois os hospitais ainda não se consciencializaram que os serviços de limpeza dos mesmos, têm de ser feitos por técnicos altamente especializados... e não por pessoas, que se candidatam a prestar serviços de limpeza... sem grandes qualificações... como se da limpeza, de espaços domésticos se tratasse... falo nesta vertente de infecções bacterianas... pois perdi um grande amigo, há pouco tempo atrás... vítima de uma destas bactérias, enquanto se tratava no hospital a uma fissura de um osso numa perna... pelo que agora no momento... quando a minha mãe tem problemas de insuficiência respiratória... já evito hospitais, com ela... pois estou a começar a chegar à conclusão, por estes lados... que os hospitais, actualmente... começam a ser um verdadeiro depósito de bactérias... onde até se tentam curar doentes, bem no meio delas... :-(
    Belíssima trabalho de pesquisa, sobre a matéria, Neno! Parabéns! Feliz fim de semana, para ambos!
    Beijinhos
    Ana

    ResponderExcluir
  5. É isso mesmo, já andam falando por aqui da auto-medicação e o uso indiscriminado de antibióticos, muitas pessoas não fazem o tratamento completo e elas ficarão resistentes.
    Ótima abordagem! Que perigo isso!
    beijos para o Neno e Chica, um bom fim de semana!

    ResponderExcluir
  6. Para o melhor e para o pior, a vida enquanto tal e por respectiva inerência a própria vida humana é dinâmica. Agora o que de entre meio se agradecia era um pouco mais de coerência humana, face ao que quer esta conjunta publicação dos estimados Neno/Chica, quer o que por derivação comenta a não menos estimada Ana Freire, nestes dois últimos casos dando exemplar expressão ao facto de que a coerência humana dum modo geral e de quem de devido direito médico-cientifico em particular é por vezes muito pouca ou mesmo nenhuma!

    Parabéns e obrigado pela partilha

    VB

    ResponderExcluir
  7. Belo texto, Neno! É uma questão de saúde pública urgente, envolve a todos, mas ainda engatinhamos se pensarmos que tantos não possuem saneamento básico e consulta médica e dinheiro para comprar os remédios é quase um luxo para muitos.
    Os organismos dentro de nós evoluem sem pensar no que fazemos cá fora dos corpos,
    Abraço, mocinho!

    ResponderExcluir
  8. Chica, este seu tema (automedicação) é deveras actual. O seu texto constitui, assim, uma chamada de atenção utilíssima para a problemática da toma indiscriminada de antibióticos, principalmente. Nesta medida, o texto é pedagógico e preventivo, sem deixar de ser informativo e prudente.
    Bem-haja.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  9. Um texto que convém meditar. Gostei de ler.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  10. OS MEUS VEEMENTES APLAUSOS AO NENO,
    para ti que publicaste no teu espaço
    e para a Ana Freire.
    A TODOS, O MEU ABRAÇO.
    ~~~

    ResponderExcluir
  11. Excelente, Neno. Sua matéria está muito boa na informação e orientação, bem claras! Eu mesma fui contaminada por uma séria bactéria depois de ficar um mês internada tratando da minha encefalite! Então todo cuidado é pouco! Parabéns! Um abraço!

    ResponderExcluir