Páginas

23/06/2019

º Hoje é dia... º






"Capelinha de melão
é de São João.

É de cravo,
é de rosa,
é de manjericão.

São João está dormindo,
não me ouve não.
Acordai, acordai,
acordai, João."





Lembrar nossa infância, recordar as festas de antigamente, nos colégios, quermesses é legal e ajuda a colorir nossa vida.

E hoje, meu pai, que no nome tinha JOÃO, não vai poder comprar seus infalíveis pasteizinhos e comes e bebes para seu niver festejar. Faria 95 anos!
Lá no Alto está certamente a nos olhar!


Boa noite de São João para todos!
chica




12 comentários:

  1. Por aqui hoje festeja-se o Santo André, não porque seja o seu dia, mas porque é o dia da festa da vila de que ele é o Padroeiro. A procissão é logo às 18 horas.
    Abraço e bom Domingo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elvira, que prazer te
      encontrar por aqui.
      Beijos, meu anjo.


      .

      Excluir
  2. Que lindo Chica, como não se emocionar com essas lembranças?!
    A imagem mais nítida que tenho de festa junina é da fogueira imensa que meus vizinhos faziam, lembro as fagulhas subindo na noite fria e de uma bandeira toda colorida e papel de seda com um santo que não sei qual era...ela ficava em um mastro, lá em cima...Também lembro que foi nesta festa que tomei quentão pela primeira vez, ardido que só para uma menina de uns 5 anos.
    Que o feriado prolongado continue sendo bem legal!
    Abração, Chica!

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde Chica,
    É verdade, hoje é dia de São João que, em Portugal, no Porto, é muito festejado com noite de grande farra.
    Nas aldeias antigamente os três santos eram muitos festejados. Nas grandes cidades a tradição vai-se perdendo...
    Ao mesmo tempo lembra com carinho seu saudoso Pai que aniversariaria hoje. Que descanse em paz!
    (O seu pai tinha mais dois anos que o meu também já saudoso pai).
    Beijinhos,
    Ailime

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde de paz, querida amiga Chica!
    Que gracioso!
    Que São Joao interceda por nós!
    Nossos pais nasceram no mesmo ano. O meu faria, em agosto, 95 também.
    Tenha dias alegres!
    Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chica, um beijo. Vou aproveitar
      para deixar um recadinho pra mi-
      nha amiga de há muito;
      Rosélia. passei pra te
      dar um abraço e dizer que ainda
      tenho na mesa do meu blog um lugar
      para você. Digo isso não é por não
      ter conseguido deixar no seu um
      beijo, mas por te gostar muito.

      Obrigado sempre, por tudo.

      Chica, um beijo de novo.


      .

      Excluir
  5. Adoro festas juninas e tenho lembranças lindas das festas de minha infância e mocidade.Atualmente,pouco se comemora.

    Mas amei o post co imagens alegres e a letra da música.

    Estou co chicugunha e minhas articulações todas doem,inclusive os dedos.

    Mas adoro seus blogs e vi retribuir as visitas e comentários carinhosos

    Feliz domingo e que São João nos ajude

    Beijos sabor carinho

    Donetzka

    ResponderExcluir
  6. Desconhecia esta linda forma de decorar... as capelinhas de melão!... Fiquei completamente encantada!...
    Como deve ser bom recordar, estas doces lembranças!...
    Uma forma muito bonita de assinalar o São João... e assinalar o aniversário do seu saudoso pai, Chica!...
    Por aqui o tempo não esteve de feição, aqui na zona onde moro... costuma-se assinalar os santos populares... com muitos "comes e bebes" no jardim da vila, música ao vivo, marchas... mas a chuva imparável... desmotivou a organização de qualquer festejo... a ver vamos se o tempo melhora para o São Pedro, que é o padroeiro da vila...
    Beijinhos para vocês! Feliz semana!
    Ana

    ResponderExcluir
  7. Chica
    Que sabor de infância!! Seus posts são adoráveis... uma ótima semana para você :)
    beijos
    Regiane

    ResponderExcluir
  8. Certamente, Chica que ele ficará muito contente espiando cá vocês. Ele nasceu no dia do grande João, aquele que preparava o caminho do Senhor e seu pai sentia o grande peso de respeito havia nas comemorações! Chica subam até a ele meus sentimentos de alegrias e para ti meu afetuoso abraço que descrevem suas doces recordações!

    ResponderExcluir
  9. Oi Chica!

    No meu tempo de profe, participava mais das festas juninas, agora só vejo pela TV. Mas gosto das bebidas e das comidas destas festas!

    Abraços, Iris

    ResponderExcluir