Páginas

13/09/2018

º "Estudantes"? º

Recentemente, um professor da Universidade de Lausanne, na Suiça, ganhou o Prêmio Nobel de Química.  Isso mostra o quanto as universidades do exterior investem em novas pesquisas e novos conhecimentos, muitas vezes com grande participação dos próprios alunos no processo.

Há vários outros exemplos em que acadêmicos, professores e pessoas ligadas à escola superior conseguiram, através de muito esforço e pesquisas, diversos prêmios que reconhecem os seus feitos notórios.

Enquanto isso, em várias cidades do Brasil, universidades federais foram ocupadas por "estudantes", que tinham o intuito de protestar contra alguns projetos do governo, mas acabaram impedindo a realização de diversas aulas, proibindo a circulação dentro dos prédios públicos.  Diante dessa situação, é preciso destacar dois pontos, presentes na Constituição Federal. 


1- (Art. 5, inc. IV da Constituição Federal de 88)

" é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato; [...] XVI - todos podem reunir-se pacificamente, sem armas, em locais abertos ao público, independentemente de autorização, desde que não frustrem outra reunião anteriormente convocada para o mesmo local, sendo apenas exigido prévio aviso à autoridade competente;"


2- (Art. 5, inc. XV da Constituição Federal de 88)

“é livre a locomoção no território nacional em tempo de paz, podendo qualquer pessoa, nos termos da lei, nele entrar, permanecer ou dele sair com seus bens”


Assim, é evidente que uma manifestação não pode impedir ninguém de frequentar um espaço público, nem sequer impedir que indivíduos assistam e participem da programação da universidade.  Impedir que os verdadeiros estudantes assistam as aulas é um atentado contra o progresso e contra o desenvolvimento. É lamentável que exista tamanha diferença de caráter entre pessoas de mesma idade, mas que receberam educação e disciplina de formas diferentes.

E ainda há quem pergunte por que há tantas "fugas de cérebros" do Brasil. 

NENO


4 comentários:

  1. Muito bem. Gostei de te ler:))

    Hoje » Amplexos de amor

    Bjos
    Votos de uma óptima Sexta-Feira

    ResponderExcluir
  2. É muito importante a investigação nas universidades bem como a livre circulação de alunos por outras universidades o intercâmbio de alunos e conhecimentos.
    Um abraço e bom fim-de-semana.

    Andarilhar
    Dedais de Francisco e Idalisa
    O prazer dos livros

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde Neno,
    Grande texto e um enorme discernimento da sua parte sobre um tema que realmente merece atenção das entidades competentes!
    Parabéns pelo seu pensamento tão evoluído, o que só comprova que é um VERDADEIRO ESTUDANTE interessado em adquirir conhecimento que não pode ser dispersado assim por essas manifestações.
    Um beijinho.
    Ailime

    ResponderExcluir
  4. Adorei ler! De facto, dá que pensar como pessoas com formação idêntica, podem ter interpretações e entendimentos tão diferentes... mas quando os mesmos põem em causa as leis instituídas... vê-se de que lado está a razão... se vão contra as leis... só teriam mais que pagar o preço... uma suspensão temporária, deveria ser-lhes aplicada... se insistissem, no mesmo... tais estudantes, deveriam ser convidados a sair definitivamente... e que fossem então para outra universidade, mais do seu jeito...
    Beijinhos para ambos!
    Ana

    ResponderExcluir